domingo, 8 de setembro de 2013

Lar, afinal, é o lugar em que você está

Lar? O que é um lar? Lar é um trabalho em progresso. É um projeto em que estamos constantemente incluindo melhorias, fazendo correções. E para a maioria de nós, lar tem menos a ver com um pedaço de chão do que com um pedaço de alma.
Nada! Não podemos tomar nada por óbvio! Viajar é como estar apaixonado: de repente nossos sentidos estão todos ligados, atentos à tudo!
Mas a real viagem da descoberta, como disse Marcel Proust, não consiste em ver lugares novos, mas em ver com novos olhos. E claro, assim que você tenha novos olhos, mesmo os lugares antigos, mesmo seu lar tornam-se algo diferente.
Assim, de onde você é agora é muito menos importante do que aonde você vai.
Ah! Nunca pensou nisso? Lar não é o lugar em que aconteceu, veja bem: aconteceu!, de nascermos. É o lugar no qual nos tornamos nós mesmos.
Claro! Eu sei, eu sei que é fácil falar, mas realmente acho que é só parando que você pode ver para onde vai. E é só saindo da rotina e do mundo que você pode ver o que realmente lhe importa e encontre um lar.
E lar, afinal, claro que não é só o lugar em que você dorme. É o lugar em que você está.



Queria poder dizer que o texto acima é meu. Na verdade é meu, pois me apropriei, me identifiquei com ele, pus nele parte de mim, ou ainda, vi parte de mim nele. E quando aconteceu, eu disse: é isso.
Ao autor, Pico Iyer, um muito obrigado.


Um comentário: